terça-feira, 7 de outubro de 2014

Líder da JS Loulé defendeu mais democracia europeia em Berlim, Viena e Praga

A iniciativa foi promovida pela Comissão Europeia e pelo Governo da Alemanha com a finalidade de promover o debate sobre a democracia que temos e como podemos participar nela e também conhecer a história por de trás da queda do murro de Berlim em 1989. 


O coordenador da concelhia de Loulé da JS, Hélder Semedo, sustentou que a democracia é uma "organização política feita por pessoas"  e como é óbvio tem as suas falhas. “ O ser humano é por definição incomodo e por isso tenta sempre procurar falhas nos sistemas democráticos” afirmou ainda que “apesar do sistema estar com falhas como por exemplo a corrupção e a falta de transparência, problemas transversais em todos os países da União Europeia, a democracia que temos é necessária, porque ainda não inventamos outro sistema melhor” disse.

Convidado para o debate “democracia europeia”  promovido pela Comissão Europeia e o Governo Federal da Alemanha, que decorreu nos dias  26, 27, 28, 29, 30 de setembro e 1 de outubro nas cidades de  Berlim (Alemanha) Viena (Áustria) e Praga (República Checa), Hélder Semedo recordou a queda do muro de Berlim e o simbolismo  a esta data importante para o povo europeu. Segurou ainda que actualmente a União Europeia é a única resposta credível face aos riscos e às oportunidades criadas pelo fenómeno da globalização crescente da economia mundial. Alegou que como qualquer história, a da União Europeia teve e tem os seus momentos fortes e os seus momentos fracos.

Defendeu que ainda que os jovens devem ter mais participação política, dando como exemplo as  posições da Juventude Socialista Portuguesa contra o partido em algumas "questões fracturantes", matérias como o serviço militar obrigatório e a redução da idade da reforma das mulheres dos 65 para os 62 anos, numa atitude de defesa da viabilidade e "sustentabilidade do sistema de reformas, uma das conquistas históricas da esquerda europeia", ou mesmo o Tratado Orçamental e o Tratado que Cria o Mecanismo de Estabilidade  em que a JS votou contra na Assembleia da República Portuguesa e o PS votou favoravelmente disse perante um grupo de 170 jovens oriundos dos 28 Estados-Membros da União Europeia e da Austrália.



Secretariado Concelhio | Comunicação e Relações Institucionais
 Loulé, 2 de outubro de 2014