segunda-feira, 5 de novembro de 2012

João Torres é o novo Secretário-Geral da JS



A JS inicia hoje, em Viseu, o XVIII Congresso Nacional, em que deverá eleger João Torres, já que este é o único candidato à sucessão de Pedro Delgado Alves na liderança dos jovens socialistas.
O secretário-geral do PS, António José Seguro, encerra no domingo a reunião magna dos jovens socialistas.
O ainda líder da JS, Pedro Delgado Alves, vê com naturalidade que não haja uma disputa interna, assinalando que é já a terceira vez que isso acontece e que "isso não impediu o trabalho nas áreas prioritárias como a educação e o emprego e até contribui para a coerência programática".
Além de prosseguir o trabalho nessas áreas, Pedro Delgado Alves considera que a próxima direção terá que continuar a aprofundar o diálogo com os movimentos sociais, porque, assinalou, nos últimos anos "desapareceu a ideia de que a política só se faz nos partidos".
"Globalmente, o sistema político e os seus agentes estão desacreditados e as pessoas desconfiam dois agentes políticos. O elefante no meio da sala será esse, que deve ter uma abordagem clara, um discurso mais claro e que fale dos problemas das pessoas", afirmou à Lusa.
"Este é um dos momentos mais importantes para as pessoas voltarem a envolver-se, tendo em conta a crise e reformulação das funções sociais do Estado que quiseram colocar na agenda", sublinhou.
Além do emprego e da educação, questões em que a JS se destacou, como a defesa dos direitos dos homossexuais, atualmente refletidas nas questões da parentalidade (adoção, co-adoção, procriação medicamente assistida e outras) deverão continuar, embora sejam "cada vez mais pacíficas", assinalou Pedro Alves.
Sem a "intensidade da agenda da JS", Pedro Delgado Alves prosseguirá na Assembleia da República a sua intervenção nas áreas da Educação e dos Assuntos Constitucionais, em cujas comissões tem assento, mas quer continuar a trabalhar com a Juventude Socialista e está "ao dispor da próxima direção nacional".

Líder da federação do Porto passa a secretário-geral

Na sucessão está João Torres, líder da federação do Porto da JS, 26 anos, licenciado em engenharia civil, que concorre à liderança dos jovens socialistas com o lema "ninguém fica para trás".
Face às correntes políticas internas do PS, João Torres diz que se manteve "publicamente neutro" quando o atual líder, António José Seguro, disputou com Francisco Assis e sucessão de José Sócrates em julho de 2011.
"Nessa altura, já estava nos meus planos a candidatura à liderança da JS e entendi que devia preservar a organização", alegou João Torres à Lusa, em setembro.
Se for eleito líder da JS, João Torres referiu que o seu objetivo passa em primeiro lugar por "ouvir a rua" e compreender os motivos que explicam que o crescente dinamismo dos movimentos jovens da sociedade civil "não se traduz numa maior ação da generalidade das organizações políticas de juventude".

João Torres afirmou ainda querer lançar uma ampla discussão sobre "uma visão para Portugal a médio e longo prazos" e "ajudar o PS a construir uma alternativa ao Governo de direita PSD/CDS".