terça-feira, 3 de julho de 2012

XIV CONGRESSO REGIONAL DO PS ALGARVE - REALIZADO EM LOULÉ

 O XIV CONGRESSO REGIONAL DO PS ALGARVE, realizado em Loulé, no passado dia 30 de junho, reafirmou a liderança de António Eusébio, recém-eleito Presidente da Federação do PS ALGARVE com uma esmagadora maioria de 97% dos votos nas eleições de 16 de junho, com a aprovação da sua Moção “Juntos pelo Algarve – As pessoas estão primeiro” e a eleição da nova Comissão Política Regional, que com ele se desafia a relançar o partido na região.

No discurso de encerramento do Congresso, depois de uma longa jornada de trabalho, António Eusébio dizia-se um “Presidente de Federação feliz”, fazendo um balanço muito positivo de um congresso muito participado e combativo, preparado paras as batalhas ideológicas e eleitorais que se aguardam nos próximos tempos: “um Congresso de respeito pelo passado, mas de olhos postos no futuro, com visão e com determinação! Com ideias e sobretudo com ação”. Ação que o Presidente quer “levar para a rua, na luta por mais emprego, por mais e melhor economia, por mais solidariedade, justiça e esperança!” 

Foi esta a primeira mensagem que António Eusébio quis deixar aos recém-eleitos membros da Comissão Política Federativa. “Tenho comigo uma equipa de mulheres e de homens capazes de transformar esta Moção em AÇÃO e Lutar por um NOVO FUTURO para o ALGARVE!”

Na elaboração da sua comissão política federativa, o novo Presidente da Federação algarvia do Partido Socialista quis apostar na Paridade, no Rejuvenescimento do Partido e na Diversidade de Visões, num Algarve plural e plenamente representado, de barlavento a sotavento.

Uma aposta na PARIDADE, indo muito para além da quota obrigatória de 33% membros de outro género, para contar com as mulheres mais capazes da região, para fazer do PS “um partido com Alma”, que António Eusébio afirma ser fundamental para encetar uma nova fase do partido na região;

Uma aposta no REJUVENESCIMENTO do partido, apostando nos jovens, “donos do pensamento livre e criativo, que é preciso para devolver ao PS a sua essência e a sua maior força”; assim como no DIÁLOGO ENTRE GERAÇÕES, capaz de potenciar a vasta experiência dos seniores. “Uma lista que honra e homenageia o passado, pois o PS é um partido com História, mas ao mesmo tempo que aposta no futuro!"

Uma aposta Na PLURALIDADE e DIVERSIDADE de visões, constituindo uma equipa de todo o Algarve e de todos os algarvios, de barlavento ao sotavento, de grande e pequenas concelhias! “A representação do Algarve, na sua diversidade, é para mim fundamental e por isso tomei a opção de diminuir o número de elementos das maiores concelhias, sempre que tal foi necessário para dar mais voz às concelhias mais pequenas! Só em conjunto, todas as concelhias representam, o Algarve na sua plenitude!”

AS PRINCIPAIS LINHAS DE FORÇA

O combate às portagens na Via do Infante, e ao crescente aumento do desemprego na região, a par da defesa dos direitos sociais e da revitalização da económica regional são as prioridades assumida por António Eusébio, para responder àquele que considera ser “um dos períodos mais negros do nosso tempo, marcado pelo avanço do desemprego, da pobreza, da fome e da exclusão social.”

Não poupando críticas à governação da coligação PSD/CDS, o presidente da federação considera que o balanço do 1.º ano do Governo assemelha-se ao balanço da passagem pelo país de “uma tempestade que varreu o país e deixou à sua passagem um país em escombros e uma onda avassaladora de desemprego e de recessão que não para de bater recordes”. Para António Eusébio “é preciso dizer BASTA a esta política, que está a destruir tudo e todos… está a destruir não apenas a economia, mas os valores, a esperança, a confiança… e sem confiança uma comunidade não pode sobreviver! A confiança é o sangue que precisa correr nas veias da sociedade!”

E se esta é a realidade do país, no ALGARVE esta realidade é cada dia mais um verdadeiro PESADELO, segundo palavras do socialista, que considera que a situação económica e social está a agravar-se assustadoramente, “porque a economia e as questões sociais são os dois lados da mesma moeda… “

António Eusébio defende que a situação do Algarve, particularmente preocupante, com os maiores níveis de desemprego do país e uma economia totalmente em perigo, obriga a exigir respostas específicas e ajustadas à nossa realidade!”

António Eusébio tem uma posição firme relativamente à situação das portagens na Via do Infante: “as suspensões não são solução!” “Não podemos aceitar a esmola de mais 3 meses de isenção na via do infante… e continuar a assistir à morte do turismo na região… e mais grave do que tudo isso às Mortes que a EN125 vai continuar a fazer…”

O Presidente da Federação defende que a descriminação positiva deve manter-se não apenas até ao final do Verão, mas até existir uma verdadeira alternativa à Via do Infante, com a conclusão das obras de requalificação da EN 125, e que durante o mês de agosto, o governo deve suspender a cobrança das portagens, pois o turismo é um setor demasiado importante na economia da região e do país.

António Eusébio intensifica o tom “Não podemos aceitar serenamente que continuem a secar todas as árvores da nossa economia e que depois venham chorar não colher os frutos que esperavam? Como é que não seria de esperar que as receitas não fossem abaixo do previsto? Como seria de esperar que a economia paralela não disparasse? A solução do aumento dos impostos está esgotada! Não se pode prever receita de uma economia que se asfixia!!”

> Para o atual Presidente da Federação do PS, o Algarve precisa urgentemente de uma avaliação séria e de medidas que permitam salvar a região. “Os recordes do desemprego não nos podem deixar indiferentes e exigem uma atuação séria e urgente, com medidas concretas e verdadeiramente eficazes de formação/emprego, com incentivos reais à revitalização da economia e com apoios ao empreendedorismo, que sejam capazes de travar a onda de recessão e desemprego.

> A discussão em torno da Água, atualmente, em cima da mesa, é outra das questões prioritárias na agenda de António Eusébio, que se afirma completamente contra a privatização da água porquanto coloca em causa um dos direitos elementares das pessoas, afirmando que é preciso desde já afirmar a urgência desta questão para evitar penalizações num futuro muito próximo! “As pessoas estão e têm que estar sempre em primeiro lugar!”.

A batalha das eleições autárquicas, próximo grande embate para o PS Algarve, a pouco mais de um ano do momento eleitoral de 2013, é outra das prioridades assumidas por António Eusébio, o autarca que lidera os destinos do município de São Brás de Alportel desde 2002, e que obteve nas últimas eleições o melhor resultado eleitoral do Algarve.

Para António Eusébio, que tem vindo a desempenhar o cargo de coordenador autárquico do PS Algarve no último mandato, este é o mais importante desafio para os socialistas algarvios.

“Precisamos encontrar os melhores candidatos e as melhores propostas! Precisamos de treinar e de nos preparar da melhor forma, porque não basta vencer eleições, é preciso MERECER e estar à altura dos grandes desafios que hoje se colocam aos autarcas!

A gestão nas autarquias tem hoje de ser ainda mais rigorosa, tem de ser uma gestão séria e acima de tudo transparente. Uma gestão de proximidade, atenta aos movimentos sociais, centrada nas pessoas. Uma gestão moderna, preparada para quebrar muros e construir pontes… uma gestão pronta a olhar mais longe, uma gestão que estimule o empreendedorismo.

Precisamos de construir as novas cidades e vilas, com pessoas, ideias e conhecimento.