quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Política de Juventude do PSD

O actual executivo concelhio, ao longo de oito anos, não viu nos jovens uma oportunidade para potenciar o crescimento de valor do concelho de Loulé.
Não desenvolveu qualquer política de juventude; até pelo contrário, rejeitou programas e políticas governamentais, que outros concelhos receberam e desenvolveram com muito empenho.
E dou um exemplo concreto: Loulé, por ser o maior concelho do Algarve, tem direito à implementação de uma Loja Ponto Já, local polivalente, onde se pode consultar a internet, fazer o cartão jovem e o cartão de alberguista, utilizar a sala de estudo, a biblioteca e a hemeroteca, solicitar aconselhamento nas seguintes áreas: sexualidade juvenil, vocacional e apoio contabilístico e financeiro às Associações Juvenis, utilizar o equipamento informático, imprimir documentos, gravar documentos em CD’s e DVD’s. É uma iniciativa do Instituto Português da Juventude que a Câmara PSD recusou.

Mais, a Câmara PSD, com a desculpa que no início de todos os anos lectivos contribui com uma verba para as escolas, acha que não deve apoiar os alunos com transporte, por exemplo, na ida a visitas de estudo ou a feiras de eventos para a Juventude. Não é admissível que isto aconteça num concelho com um dos maiores orçamentos do país.

Em relação à participação dos jovens na vida política local, a Câmara PSD apenas se fica pelos “Jogos da Democracia”. Mas não chega! Há que cumprir a legalidade. O actual executivo não cumpriu as deliberações da Assembleia Municipal, no diz respeito à moção nela aprovada por unanimidade em 27 de Fevereiro de 2009, que lhe recomendava a adesão ao Cartão Jovem Municipal.
Também não cumpre a lei, quando ainda não constituiu o Conselho Municipal de Juventude, que deveria ter sido criado por regulamento municipal em Setembro. Revela que o PSD não quer submeter a parte do Orçamento Municipal afecta à Juventude a este órgão consultivo, o que demonstra a falta de transparência deste executivo.

Continua a ser vergonhosa a forma como a Câmara PSD se aproveita de programas e políticas governamentais, sem que nada tenha reivindicado. E disto temos um exemplo: o actual executivo andou a entregar certificados do Programa Novas Oportunidades que como todos sabemos, é uma marca do Partido Socialista no Governo, que para o qual, nem o PSD nacional contribuiu.

VOTA PS!
VOTA JAMILA MADEIRA!
VOTA JOAQUIM VAIRINHOS!