segunda-feira, 16 de março de 2009

JS - A TUA JOTA!


Caras e Caros Camaradas, Amigas e Amigos,


É com um enorme prazer que vos dou as boas-vindas ao blog da JS Loulé, querendo com este facto dar-vos as boas-vindas à participação cívica e ao debate de ideias, que não pode passar ao lado da juventude do nosso tempo.


Um tempo marcado, essencialmente, pela incerteza. O processo de globalização, liderado pelas economias capitalistas, que espalhou pelo mundo a crença de vida fácil, baseada na criação ficcionada de capitais, incentivando ao superconsumismo, levou a que no momento actual, estejamos a viver uma das piores crises económicas de sempre.


E com as consequências económicas desta avassaladora crise mundial, não escapam as consequências no plano social: o desemprego é o principal problema com que nos deparamos. O Governo liderado pelo PS tem feito de tudo para minorar o impacto exógeno da crise, como a aposta no programa Iniciativa e Emprego 2009, com uma transferência do OE na ordem dos 580M€.
Esta é a prova viva, de que o Estado não pode eximir-se das suas funções reguladoras e de controlo de sectores essenciais da vida económica, assim como, de ser a força motriz do investimento.


Mas, também, a juventude sofre os impactos desta crise. Continua a ter dificuldade em conseguir o primeiro emprego, devido à inexistência de uma aproximação cada vez maior entre formadores e empregadores; continua a ter dificuldade quando se quer emancipar, devido ao mercado de habitação; e está alerta para um problema cada vez com maior peso: a causa do ambiente.

É nesse sentido, que gostaria de vos falar um pouco acerca do projecto político da JS Loulé para o tempo próximo.
Em primeiro lugar, uma forte aposta na abertura da nossa casa política, do nosso espaço de ideias e convicções socialistas, à participação de jovens independentes na vida da comunidade, da pólis, da qual fazemos parte, e que queremos ver projectada no mapa regional e nacional.
Em segundo lugar, o compromisso de defesa dos interesses da juventude e de resposta aos problemas que a afectam. Uma forte aposta numa política autárquica de educação, emprego e empreendedorismo, na acção cívica e social e no ambiente.
Finalmente, a dinamização do tecido associativo estudantil e juvenil, como forma de os jovens poderem ser ouvidos nas instâncias decisórias municipais.


Ser Jovem Socialista é fazer parte da força que mudará o mundo no séc. XXI!


JS LOULÉ - É A TUA JOTA!


Hugo Rosário
Secretário Coordenador